Saúde e Bem-Estar

Benefícios do Consumo Regular de Mirtilos

Mirtilo pormenor

Benefícios do Consumo Regular de Mirtilos

Estamos atentos aos estudos e progressos científicos, relativos aos benefícios do consumo regular de mirtilos. Por isso queremos divulgar toda a informação que possa ser útil e que de alguma forma contribua para a vossa saúde e bem-estar. Lemos um artigo da revista The Journals of Gerontology que captou a nossa atenção e que queremos partilhar. Um conjunto de estudos extensos e muito interessantes, que tentamos resumir neste artigo, e que comprova, alguns dos benefícios atribuídos ao consumo regular de mirtilos.

O conjunto de estudos confirmou que o consumo de mirtilos contribui para um envelhecimento saudável devido ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório. Podemos ler que “Desde a década de 90 que a investigação sobre os benefícios dos mirtilos para a saúde cresceu exponencialmente. Os estudos mostram que esta fruta possui uma maior atividade antioxidante quando comparada com outras frutas populares. Além disso identificaram outros benefícios de saúde como as suas propriedades anti-inflamatórias” assim determinaram especialistas de várias áreas da saúde.

Mirtilos na taçaLogo o que podemos retirar de imediato é, que o consumo regular de mirtilos contribui para um envelhecimento saudável, devido ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório.

Um dos trabalhos desenvolvidos concluiu que consumir 200g de mirtilos por dia melhora a função dos vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial sistólica. E ainda mais, que estas propriedades se devem às antocianinas, que estão presentes nos mirtilos e que lhes dão a sua cor tão singular.

O que são as Antocianinas

As antocianinas são os antioxidantes característicos nos frutos que contêm esta classe de flavonoides.

O que são os Flavonoides

Os flavonoides pertencem ao grupo dos polifenóis e são encontrados em diversos alimentos, estes têm grandes benefícios para a nossa saúde.

O que são os Polifenóis

Os polifenóis são antioxidantes, que executam um papel fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares, na ação anti-inflamatória e na prevenção da obesidade e da diabetes.

Os polifenóis possuem benefícios no combate de vários tipos de cancro e de doenças neuro degenerativas.

Os mirtilos são ricos em resveratrol, um polifenol que é uma das maiores fontes de antioxidantes. Este composto extraordinário atua de forma a inibir a difusão tumoral nalguns tipos de cancro, além disso, atua como protetor de doenças cardiovasculares e prolonga a vida celular. As suas propriedades refletem-se de forma positiva na regeneração dos tecidos e órgãos, tais como a nossa pele, a principal e melhor defesa contra agressões externas.

Nos mesmos estudos, associados a esta pesquisa científica, ficou também referida a elevada contagem de polifenóis na fruta, com o melhor desempenho em testes de memória, num grupo de idosos. Uma outra pesquisa neste estudo demonstrou ainda, que a implementação de mirtilos na alimentação de forma regular, tem efeitos benéficos sobre a memória, tanto em crianças como em idosos.

Os mirtilos são umas reais bagas milagrosas, são os reis dos antioxidantes, são pequenos em tamanho mas grandes em efeitos benéficos para a sua saúde, consuma fruta, consuma mirtilos regularmente porque “o futuro está no nosso presente”
Contacte-nos
Quinta do Carregal, Amaral & Zambujo, Lda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *