Mirtilos melhoram a Função Endotelial em adultos com Síndrome Metabólica
Este é um resumo de um estudo muito interessante em que se comprova o valor nutricional do mirtilo e da sua capacidade de melhorar a função endotelial em adultos com síndrome metabólica.
O consumo de mirtilos demonstrou vários benefícios à saúde em humanos, pesquisou-se agora que os mirtilos melhoram a função endotelial, no entanto, pouco se sabe sobre o efeito do consumo de mirtilo na pressão arterial e sensibilidade à insulina em humanos. Este estudo investigou o papel do consumo de mirtilo na modificação da pressão arterial em indivíduos com síndrome metabólica. Além disso a função endotelial e a sensibilidade à insulina também foram avaliadas.
Um estudo controlado com um placebo, foi conduzido em 44 adultos (mirtilo, n= 23 e placebo, n= 21), foram sorteados para receber um smoothie de mirtilo ou um placebo duas vezes ao dia durante seis semanas.
A pressão arterial, a função endotelial e a sensibilidade à insulina foram avaliadas antes e depois da intervenção. A pressão arterial e a sensibilidade à insulina não diferiram entre os grupos de mirtilo e placebo. No entanto, a mudança média na função endotelial, expressa como índice de hiperemia reativa (RHI), melhorou significativamente mais no grupo que consumiu mirtilos em comparação ao grupo placebo.
O grupo de mirtilos melhorou a função endotelial quando comparado ao seu homólogo. Em conclusão, o consumo diário de mirtilos na dieta não melhorou a pressão arterial, o grupo consumidor destas bagas provou que os mirtilos melhoram a função endotelial ao longo de seis semanas em indivíduos com síndrome metabólica.
Com evidência comprovada que melhora a saúde vascular, com a demonstração de que a função endotelial foi melhorada e aumentada. Indicador de que o consumo de mirtilos melhora a função endotelial, embora a pressão arterial e outras variáveis estudadas não tenham sido afetadas significativamente. O estudo sugere um benefício favorável dos mirtilos na saúde vascular ao longo de um período de seis semanas em adultos com síndrome metabólica.
Como a maioria dos estudos de intervenção botânica e nutricional, há uma quantidade substancial de variabilidade individual entre os participantes que consomem a mesma dose do produto botânico ou nutricional. Nos ensaios clínicos com uma longa duração devem ser avaliados os efeitos de mirtilos ou alimentos ricos em antocianina na função endotelial e pressão arterial antes do estudo, meio e final do estudo. O que é necessário para explicar o potencial papel dos mirtilos na melhora da função endotelial e pressão arterial numa população de alto risco para o desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares.